top of page
  • Foto do escritorMao

O surfe de peito é para a vida

O surfe de peito - ou bodysurf - é uma modalidade que vem encantando cada vez mais pessoas, não só pelo estilo irreverente de pegar ondas, mas pelo estilo de vida que proporciona. O surfe de peito é a forma mais pura de fluir nas ondas, é o surfe essencialista, como costumamos dizer na Uga-Buga. Para viajar então, nem se fala. Acordar zero hora para pegar as melhores condições, deixar de dar uns rolês na noite anterior, ter uma dieta equilibrada (ou quase), se desafiar em mares diferentes. Tudo isso exige pequenas mudanças na rotina, mas que a longo prazo proporciona experiências únicas.


O famoso zero hora, antes do sol nascer. Foto Eduardo Barcellos (@barcellosdudu)

Além do conhecimento empírico de estar em contato com o mar, o esporte também exige fisicamente. Quem já fez aula de natação sabe como é. Se nadar por quase uma hora é cansativo, imagina no mar, com correntes, ondas quebrando e movimentos explosivos um atrás do outro?

Quando comecei, não durava meia hora na água, mas aos poucos, com consistência e treino tudo isso foi ficando fácil. Quando vi, um universo se abriu para mim e descobri um estilo de vida simples e muito recompensador.


A prática tem um enorme potencial para quem busca autoconhecimento, mas também valoriza o coletivo, sendo uma das poucas atividades onde a galera surfa em grupo no maior alto astral. Nosso grupo dos treinos, por exemplo, se reúne semanalmente para sessões de surfe em grupo, onde trocamos dicas e técnicas, além de compartilhar histórias e experiências de vida.


Galera do treino. Praia do Silveira (2023). Foto: Felipe Moraes (@felipemoraesfotografias).

Para quem quer competir e desafiar os próprios limites também há espaço para evolução. Surfar ondas grandes ou em alta perfomance exige um preparo físico e mental constante, nos desafiando a ultrapassar limites, buscando novas técnicas e objetivos. Essa busca pela superação pessoal é um dos aspectos mais gratificantes do surfe de peito, ela ajuda a moldar uma mentalidade de perseverança e foco que pode ser aplicada em outras áreas da vida.


O surfe de peito é um estilo de vida que nos conecta com a natureza e com pessoas incríveis. Exige disciplina e dedicação? Sim. Mas se levar na boa e com consistência pode ter certeza que pegará muitas ondas, mais do que qualquer outra modalidade de surfe.


Se você procura um contato mais íntimo com o oceâno ou até mesmo quer destravar aquele medo do mar, o surfe de peito é o que você precisa. Ele vai trazer uma perspectiva diferenciada das ondas, além de trabalhar as qualidades essenciais para o surfe. Sentiu o chamado? Então não pensa duas vezes. Vai lá e se joga de peito aberto.


Aloha,

🔱 Mao | @maoafonso

187 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page